Venho aqui e vou embora, trazida por uma inspiração soluçada. Leio, trabalho, dirijo, converso e pronto: apareço, escrevo umas linhas. Apareça também, sempre, quando em vez, assim como eu. E seja bem-vindo.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Esmurre a Abril, os buracos, os ônibus e o Recife

A Editora Abril vai lançar um curso de jornalismo. O anuncio diz "você possui um curso superior completo em qualquer área e quer ser jornalista? Inscreva-se já!" ou qualquer coisa do tipo, mostrando que é preciso fazer um curso superior para ser alguém, mas não para jornalista. Eu quero esmurrar alguém.


Passo de ônibus agora à noite e uma dúzia de pessoas assistem na parada a alguma coisa. Caço, procuro a direção dos olhos e percebo que o foco é em mim, quer dizer, em nós, quer dizer, assistiam à performance dos veículos que insistiam brava e habilidosamente em desviar das crateras abertas na estrada. Literalmente assistiam, como a um filme, uma novela. A maioria deles sequer esperava um ônibus. E eu continuo querendo esmurrar alguém... Não por que, da porta de suas casas, viam concentrados àquele programa, aparentemente mais interessante que o jornal do 10, mas por que há cenas dessas para ver! Há buracos enormes para preocupar moradores e passageiros! Para quase quebrar os eixos dos transportes públicos - estes que nem merecem perdão aqui, pois também não prestam, tais como seus propietários e proprietárias. Eu quero esmurrar essas saudades de um lugar sem buracos e aparentemente sem engarrafamentos, onde o governador promete 3 hospitais e, passando de carro, eu os vejo, os três todos, em andamento. Eu quero esmurrar essas saudades tolas de turista, que me iludem, a mim, jornalista quase formada.


Falando em ilusão, quanto ao jornalismo: se é preciso ter curso superior em qualquer área para fazer o tal curso da Abril, dê-se ao respeito, deem-me ao respeito, e vá fazer curso superior de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, ora bolas!


Nós somos uma categoria profissional e não técnicos de cursinho!

0 comentários:

Postar um comentário

// compartilhe

Share |