Venho aqui e vou embora, trazida por uma inspiração soluçada. Leio, trabalho, dirijo, converso e pronto: apareço, escrevo umas linhas. Apareça também, sempre, quando em vez, assim como eu. E seja bem-vindo.

quarta-feira, novembro 25, 2009

Uma música para o último adeus

Todo mundo tem aquelas músicas que gostaria de ouvir em seu enterro, ainda que, pela lógica, nós não estejamos lá para ouvir. De qualquer modo, é sempre bom deixar umas coisas registradas antes de partir, como se é ou não doador de órgãos (Por sinal, SOU DOADORA!), para quem deixará suas coisas e como quer que ocorram os cerimoniais da despedida.


O assunto é um tanto funebre, mas necessário. Eu penso nisso. Penso sempre, se querem saber. Já escrevi testamentos algumas vezes até, nada sério, nada publicável. Mas penso quem serei eu quando for embora, como as pessoas lembrarão de mim, por que feitos, que frases, músicas, sabores...


Eu lembraria de mim se visse bons desenhos, pintores como Frida Kahlo e Goya; se ouvisse Kings of Leon e comesse comida chinesa. Lembraria de mim se assistisse Peixe Grande e outras Histórias, do Burton, por que o enterro do velho protagonista é exatamente como eu espero que seja o meu: todas as pessoas com quem ele contracena no filme, todos os amigos que fez ao longo da trajetória, vão ao bosque assistir sua partida. Eu queria que todos estivessem lá e queria que esta música (aí embaixo) tocasse. Ouvi ao acaso, esses dias de madrugada, como trilha sonora de um seriado, e vi que nunca tinha prestado atenção à letra, ela resumiria bem umas palavras finais de defunto.


A música é Dream On, do Aerosmith

















































































































































































































Dream On



Sonhe


Every time that I look in the mirrorToda vez que me olho espelho
All these lines in my face gettin' clearerTodas estas linhas no meu rosto aparecendo.
The past is goneO passado se foi,
It went by like dusk to dawnPassou como o crepúsculo à aurora.
Isn't that the way?Não é assim?
Everybody's got their dues in life to payTodo mundo tem que pagar suas dívidas na vida.
I know, nobody knowsEu sei que ninguém sabe
Where it comes and where it goesDe onde vem e para onde vai.
I know it's everybody's sinEu sei que é o pecado de todo mundo
You got to lose to know how to winÉ preciso perder para saber vencer.
Half my life's in books' written pagesMetade da minha vida está escrita em páginas de livros.
Lived and learned from fools and from sagesVivi e aprendi dos tolos e dos sábios.
You know it's trueVocê sabe que é verdade,
All the thingsTodas as coisas que você faz
Come back to youVoltam para você.
(2x)(2x)
Sing with meCante comigo
Sing for the yearCante pelos anos
Sing for the laughter n' sing for the tearCante pelo riso e cante pelas lágrimas,
Sing with meCante comigo
If it's just for todaySe for apenas por hoje,
Maybe tomorrow the good lord will take you awayTalvez amanhã o bom senhor o levará.
(3x)(3x)
Dream onSonhe
Dream until your dream comes trueSonhe até que seu sonho se realize.
(3x)(3x)
Dream onSonhe
And dream until your dream comes trueE sonhe até que seu sonho se realize.
(7x)(7x)
Dream onSonhe
(2x)(2x)
Sing with meCante comigo
Sing for the yearCante pelos anos
Sing for the laughter n' sing for the tearCante pelo riso e cante pelas lágrimas,
Sing with meCante comigo
If it's just for todaySe for apenas por hoje
Maybe tomorrow the good lord will take you awayTalvez amanhã o bom senhor o levará.

4 comentários:

Mardonio disse...

"The time is gone the song is over,
thought I'd something more to say"
Música Time, Pink Floyd.

Pra mim essa música é uma carta de um morto que assiste seu próprio enterro, para os vivos. No fim da música, ele econtra o alento e o descanso em sua confortável casinha em sua própria memória.

dhenis disse...

não gostei do clima fúnere..muito ainda tem que rolar.

Don disse...

hj esse post veio a calhar.

Mayara Carol Araujo disse...

Ô Don, velho irmão, estaremos sempre por perto, nessas horas de tristeza também. Que sua tia esteja bem e em paz onde quer que esteja. Deus abencoe a vc e sua familia nestes momentos tão difíceis.

Postar um comentário

// compartilhe

Share |