Venho aqui e vou embora, trazida por uma inspiração soluçada. Leio, trabalho, dirijo, converso e pronto: apareço, escrevo umas linhas. Apareça também, sempre, quando em vez, assim como eu. E seja bem-vindo.

quinta-feira, maio 13, 2010

Professores podem se tornar personagens de livro-reportagem

Release do projeto enviado para os jornais:

Escolher o caminho da docência no Brasil é, de fato, um desafio. Elevada carga horária, muitos alunos por sala de aula, condições de trabalho inadequadas, baixos salários e a responsabilidade de não apenas dar conteúdos a crianças, jovens e adultos, mas de transformá-los em cidadãos.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, apenas 2% dos estudantes de Ensino Médio do país pretende ser professor. Ainda sim, de acordo com o último censo nacional sobre a situação dos professores, o Brasil possui mais de 2,6 milhões desses profissionais, encarregados de 53 milhões de estudantes da Educação Básica e quase 6 milhões do Ensino Superior. Dentre as tantas razões que levam esses poucos a exercer a docência, algumas delas estão, de fato, relacionadas a sentimentos como vocação, paixão e esforço.

A fim de debater a profissão docente e sobretudo reunir dezenas de curiosas e emocionantes histórias de vida de educadores, a jornalista Mayara de Araújo inicia o projeto de um livro-reportagem sobre a vida dos professores. A intenção, no entanto, não é escrever sozinha, mas construí-lo com depoimentos e sugestões que deverão ser compartilhados através da internet. “A intenção do livro é dar voz ao perfil de muitos desses guerreiros que são os bons profissionais do ensino, mas também discutir questões fundamentais como a saúde desses profissionais, as condições de trabalho e os rumos da política educacional brasileira”, explica a autora.

Se você é professor ou conhece algum profissional do ensino que possua uma boa história de superação e de dedicação ao ofício, ela pode compor as páginas desse livro. Para tanto, basta enviar um email ao endereço: vidadeprofessor@hotmail.com

Caso os interessados queiram tirar dúvidas ou contar suas histórias em tempo real, a autora estará online pelo MSN, que pode ser adicionado pelo mesmo e-mail.

Serviço:

Mayara de Araújo - Jornalista

Mais informações no blog pessoal da autora: http://www.maydearaujo.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

// compartilhe

Share |